Olá,
antes de mais Parabéns pelo espaço e pela disponibilidade!
Muito BOA SORTE para o projecto!
Na qualidade de mamã de duas crianças de 3 e 9 anos, gostaria de colocar a seguinte questão:
- Qual a idade, mais aconselhada, para começar a incutir determinadas tarefas individuais como o fazer a cama, tomar banho sozinho , arrumar e ser responsável pelo seu quarto?
Obrigada
Sandra
Bom dia,
Parabens por este espaço que poderá ser uma grande ajuda para muitas mães.
Tenho um filho hiperactivo, chama-se Gabriel.
É um querido, muito meigo mas não para um segundo, não houve nada do que lhe digo, nunca obedece e não tem qualquer autonomia.
Tem 8 anos, não consigo de forma alguma que ele se vista sozinha de manhã... para tomar banho, só mesmo com muita supervisão... aliás... para colocá-lo na banheira só mesmo com muita paciência e insistência... nunca quer tomar banho, vestir-se ou até mesmo lavar os dentes.
Tem sempre muito que fazer e muita preguiça.
Não vai a lado algum da casa sem ser acompanhado... ou porque tem medo do escuro ao ponto de nem conseguir ligar um interruptor, ou porque não quer.. ou... ou... tem sempre uma desculpa qualquer.
Ao longo do dia todo apenas ouvimos... " mãe, anda cá.... ", "pai... anda cá...", "não... não quero...." etc...
Já nos doí os ouvidos dele sempre dizer estas mesmas palavras.
É um entrave muito grande para ele, no dia a dia, pois não faz mesmo nada sozinho. Anda no futebol e, enquanto os colegas se vestem lá e tomam banho antes de sair... ele tem que ir já vestido e vem embora tal e qual como chegou... todo transpirado, pois chega ao ponto de ter complexos em tentar sequer despir-se lá porque acredita não saber, não ter capacidade. É uma frustração muito grande para ele, e nota-se perfeitamente que sente-se incapaz... ao ponto de nem tentar.
Até calçar as sapitilhas ou as chuteiras é para ele uma frustração muito grande.
Tento não o forçar em público porque ele tem mesmo uma auto-estima muito baixa, mas em casa insisto com ele para se habituar a ser autónomo, mas ele desiste muito facilemnte e passa logo a outra coisa.
É muito difícl para ele e também para nós pais, lidar com esta falta de autonomia e sobretudo de auto-estima.
É uma criança muito querida mas também muito revoltada que, com 8 anos, começa a sentir-se diferente dos outros e a não entender porque não consegue.
Cumprimentos,
Anabela Lima
Anabela Lima a 14 de Março de 2009 às 10:53